sexta-feira, 1 de julho de 2011
    Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.
                                                                                                                                                             
1950 - Há muita discussão sobre qual deveria ser considerada a primeira gravação rock & roll. Uma forte candidata é "Rocket 88", de Jackie Brenston e os Delta Cats (na verdade, Ike Turner e sua banda The Kings of Rhythm), em 1951. Em 1955, "Rock Around the Clock" de Bill Haley se tornou a primeira canção de rock and roll a chegar ao topo da parada de vendas e execuções da revista Billboard e abriu caminho mundialmente para esta nova onda da cultura popular. Revista Rolling Stone de 2004 argumentou que "That's All Right (Mama)", de 1954, o primeiro single de Elvis Presley (com Scotty Moore na guitarra e Bill Black no baixo) para a Sun Records em Memphis foi o primeiro registro de rock and roll na história e a criação do som "rockabilly" característico da Sun Records. Outros artistas que lançaram os primeiros sucessos do rock and roll foram Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Gene Vincent

1960 - A cena do rock britânico tinha ganhado grupos como Beatles debruçados sobre um vasto leque de influências que incluíam a soul music, o rhythm and blues e a surf music. Em meados de 1962, os Rolling Stones foram um dos numerosos grupos surgidos e que mostravam uma influência blues cada vez maior, juntamente com os Animals e os Yardbirds. No fim de 1964, as bandas The Kinks, The Who, The Doors e The Pretty Things representavam o novo estilo Mod. Perto do final da década, grupos de rock britânico começaram a explorar estilos musicais psicodélicos que faziam referência a subcultura das drogas e experiências alucinógenas.
1970 - Grupos como, Led Zeppelin, Nazareth, Grand Funk Railroad, Nazareth, Queen, Deep Purple, Black Sabbath , Alice Cooper, Judas Priest, Status Quo, Aerosmith, Black Sabbath, Uriah Heep, AC/DC, Scorpions, Kiss, e Rush, intensificaram o modo de tocar, conduzindo suas guitarras rumo ao hard rock.

1980 - A partir da década de 1980, o punk rock evoluiu para muitos sub-gêneros. O primeiro deles é o movimento underground hardcore punk. O novo som era caracterizado inicialmente por tempos extremamente acelerados, canções curtas, letras baseadas no protesto político e social, revolta e frustrações individuais, cantadas de forma agressiva. Bad Brains, Black Flag, Minor Threat são os principais expoentes desta vertente punk.

1990 - Sons pesados e distorcidos, mas sem ser metal, era o Grunger. principal banda desse estilo era o Nirvana, que tinha um som voltado para o alternative.
 




Chuck Berry - Johnny B. Goode

 

Beatles - Let It Be
- isto é simplesmente TUDO -




O Rock No Brasil:

O rock desembarcou no Brasil no fim da década de 1950, época em que a Bossa Nova predominava. Os primeiros sucessos de rock brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo. Ainda nos anos sessenta, surgiu a Jovem Guarda, primeiro movimento do rock no país. O gênero se popularizou em terras brasileiras através de cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. No final da década, o grupo Mutantes misturou o rock à diversidade da música brasileira. Foram também os primeiros a serem conhecidos no exterior. Em 1970 surge no rock brasileiro nomes como o grupo Secos e Molhados e Raul Seixas.
Na década seguinte destacam-se as bandas: Lagião Urbana, Ultraje a Rigor, Ira!, RPM, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
A banda Sepultura, se torna um dos principais nomes do heavy metal no Brasil e de destaque no mundo.

Raul Seixas - Maluco Beleza



RPM - Olhar 43



Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.

Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock


2 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Seguidores

Pesquisar este blog